Pirâmide Alimentar: como equilibrar a alimentação da maneira certa

Uma alimentação equilibrada é aquela que fornece ao organismo os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento, por isso, não basta apenas consumir saladas e evitar gorduras para ter uma vida saudável. 

Se engana quem pensa que carboidratos e gorduras fazem mal para o organismo. Se consumidos na proporção correta, combinados aos nutrientes e vitaminas encontrados nas proteínas e fibras, são a receita ideal para quem busca pelo emagrecimento e equilíbrio corporal. 

Para te ajudar a encontrar uma dieta saudável e equilibrada, você pode utilizar a Pirâmide Alimentar, que busca combinar os alimentos na proporção correta para quem busca por uma alimentação saudável. Neste artigo, você vai entender como ela funciona e aprender como utilizá-la para montar refeições saudáveis para o dia a dia. 

 

Exemplo de Pirâmide Alimentar - Como montar uma dieta saudável

O que é a Pirâmide Alimentar?

 

A pirâmide é uma maneira visual de orientar as pessoas em relação à construção de uma dieta balanceada e saudável. Através dela, é possível entender a proporção correta de cada grupo alimentar, para garantir que seu organismo receba todos os nutrientes necessários para um bom funcionamento. 

 

A Pirâmide Alimentar é dividida em 3 partes: a base, o meio e o topo. A organização funciona para que possamos entender quais grupos alimentares devem ser mais consumidos e quais devem ser menos consumidos. Continue lendo para entender: 

 

A Base da Pirâmide Alimentar

 

Na base encontramos os carboidratos, os responsáveis por fornecer energia para o nosso corpo. Apesar disso, a maioria dos carboidratos são transformados em açúcar e, por isso, são vistos como alimentos que fazem mal à saúde, porém, o segredo está em consumi-los em suas versões integrais que, além de trazer energia, é uma excelente fonte de fibra e outros minerais que contribuem para o funcionamento do organismo e auxiliam no emagrecimento. 

Os carboidratos integrais, por não serem tão processados como os tradicionais, fornecem ao corpo a quantidade correta para que ele se mantenha no organismo por mais tempo, aumentando a saciedade e diminuindo o apetite. 

Na base da pirâmide alimentar também encontramos os legumes e as verduras, que também são excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais que contribuem para o bom funcionamento e desenvolvimento do corpo. Quando consumidos in natura, ou seja, crus e antes das refeições, eles auxiliam no funcionamento do intestino e regulam o apetite durante a refeição principal. 

Por fim, para completar a base, encontramos as frutas, que também são fontes de carboidratos por conterem açúcares naturais. Por isso, atente-se à quantidade! Elas também não devem ser consumidas em excesso, se você está buscando emagrecimento.

 

O Meio da Pirâmide Alimentar

 

No meio da pirâmide estão as proteínas, como carnes, ovos e leguminosas, os responsáveis pela construção e reparação dos tecidos, por isso são muito consumidas por quem pratica musculação. Além disso, proteínas de origem animal, são grandes fontes de Vitamina B e minerais. Além das proteínas de origem animal, existem as de origem vegetal, como feijão, lentilha, ervilha e soja, por exemplo, ideais para quem busca por uma alimentação vegetariana saudável. 

No meio da pirâmide também encontramos queijos, leites e derivados. Estes alimentos são fonte de cálcio, proteínas e vitaminas dos complexos A e D. Apesar de estarem no meio da pirâmide, evite consumi-los em excesso, principalmente os mais gordurosos ou se você é intolerante à lactose. 

 

O Topo da Pirâmide

 

No topo da pirâmide alimentar encontramos os alimentos que devem ser consumidos em pequenas quantidades: as gorduras e os açúcares! Alimentos como manteiga, maionese e óleos são alguns exemplos que devem ser consumidos de forma moderada, pois em torno de 10% é transformado em energia, enquanto os outros 90% são depositados no corpo em forma de gordura! 

Além destes alimentos, todos os produtos industrializados entram nesta categoria, pois possuem uma quantidade de gordura e açúcar muito maior do que o recomendado! 

Portanto, quanto mais natural e colorido for o seu prato, mais saudável ele é! Busque por um nutricionista para encontrar a dieta ideal para o funcionamento do seu organismo, pois isso pode variar de pessoa para pessoa. 

 


Siga o Sucão no Instagram e no LinkedIn para saber mais sobre alimentação saudável. Nossa missão é te ajudar a encontrar a receita certa para viver bem!

Compartilhe:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email